Olimpíada do Conhecimento | Cursos SENAI RIO

Olimpíada do Conhecimento

Realizada pelo SENAI, desde 2001, a Olimpíada do Conhecimento é a maior disputa de educação profissional das Américas. O evento é uma importante vitrine para o mercado de trabalho e demonstra a excelência da educação profissional promovida pelo SENAI.

A Olimpíada do Conhecimento é composta por três etapas: Escolar, Estadual e Nacional - onde acontece a Seletiva WorldSkills. E os vencedores da Seletiva se classificam para duas competições internacionais – a WorldSkills Américas e a WorldSkills Internacional.

Na Etapa Escolar, cada unidade do SENAI Rio seleciona os melhores alunos dentro das turmas de cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação industrial para competirem nas mais diversas ocupações.

Edição 2017

Em 2017, a Etapa Escolar aconteceu de 7 a 11 de agosto, reunindo 560 alunos em 27 ocupações. Os melhores alunos de cada unidade competiram entre si para determinar os maiores talentos do estado na Etapa Estadual, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em oito sedes olímpicas no estado do Rio.

Os mais de 140 competidores disputaram o título de melhores profissionais técnicos em áreas como construção civil, comunicação visual, TI, jogos digitais, soldagem e web design. Nas provas, eles são desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho.

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017 chegou ao fim com a premiação, no dia 5 de outubro, de estudantes em 19 ocupações profissionais. Dessas, 16 modalidades podem levar alunos para as fases nacionais e internacionais da competição, previstas para 2018 e 2019, respectivamente. Além disso, foram premiados alunos de oito cursos técnicos numa avaliação prática da modalidade no estado do Rio. 

Veja a lista completa dos medalhistas da Estapa Estadual da OC 2017.

Próximos passos

Logo após a etapa Estadual, começa o trabalho junto aos vencedores para a Seletiva WorldSkills, dentro da etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, que acontece de dois em dois anos. A competição destaca os alunos com o melhor desempenho entre todos os estados, avaliando conhecimento técnico e execução. Os dois primeiros colocados em 16 modalidades da Etapa Estadual poderão, conforme critérios do regulamento, participar de treinamento para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para definição dos representantes do SENAI Rio. 

Na edição Nacional de 2016, que aconteceu de 10 a 13 de novembro em Brasília, o SENAI Rio conquistou sete medalhas e dois troféus de 1º lugar. Com uma delegação de 36 participantes, o Rio de Janeiro garantiu seu lugar no pódio três vezes nos Desafios Individuais, nas duas categorias que participou dos Desafios por Equipe, duas vezes na prova prática do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) e com dois projetos do Desafio SENAI de Projetos Integradores.