Automotiva



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
As áreas de atuação para os profissionais da indústria automotiva são divididas em: produção automobilística (fabricação e montagem de veículos) e manutenção e reparação de veículos automotores (reboques e oficinas mecânicas). E, com a automação do segmento, a exigência por especialização dos profissionais aumentou.

No estado do Rio, o processo produtivo do setor automotivo é concentrado na região Sul Fluminense - onde estão sediadas as montadoras de veículos - e inclui também os fabricantes e fornecedores de acessórios e componentes que integram os automóveis.

Se você quer atuar na área de reparo e manutenção automotiva encontrará oportunidade junto a revendas e concessionárias de veículos, oficinas mecânicas e de reparo, lojas de autopeças, postos de gasolina e outros.

A complexidade dos componentes dos veículos modernos requer conhecimentos específicos de mecânica e eletroeletrônica, que possibilitem ao profissional fazer uma análise mais abrangente, traçar diagnósticos e solucionar os problemas de funcionamento dos veículos - funções que requerem às vezes o uso de instrumentos computadorizados.

Há oportunidades ainda para aqueles que querem trabalhar com a estrutura dos veículos - carroceria, colunas, chassi etc., que também passam por inovações tecnológicas. O profissional precisa estar capacitado a utilizar novos produtos, como componentes plásticos e ligas metálicas, ou adotar novas técnicas de pintura automotiva, por exemplo.


Sobre o mercado de trabalho

A oferta de empregos para o setor automotivo está diretamente relacionada ao tamanho da frota de veículos de cada região e ao aumento das vendas de carros novos. No Rio de Janeiro, há mais de três mil empresas ativas que empregam quase 23 mil pessoas. O salário médio das áreas de atuação é R$ 2.101,92.

Fonte: RAIS 2016/MTE