Filme produzido em parceria com o SENAI é o grande vencedor do Cine PE | Cursos SENAI RIO

Notícias




O documentário “Henfil”, produzido em parceria com o SENAI Laranjeiras, foi o grande vencedor da 22ª edição do Cine PE, um dos principais festivais brasileiros de audiovisual, realizado em Pernambuco. O longa-metragem recebeu os troféus de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor montagem e ainda o prêmio do Júri Popular.

A produção contou com o apoio do Sistema FIRJAN e com a participação de 20 formandos do SENAI Laranjeiras, além de instrutores da unidade, que é vocacionada para a formação profissional no segmento do Audiovisual. Os alunos atuaram como profissionais de animação, de som, assistente de iluminação, assistente de câmera, entre outras atividades técnicas. A direção foi de Angela Zoé, da produtora Documenta Filmes.

A unidade Laranjeiras ainda serviu de cenário do filme sobre a vida e a obra do cartunista Henfil (Henrique de Souza Filho), falecido em 1988. No local, foram montados dois cenários: a redação do jornal “O Pasquim”, onde o cartunista se consagrou, e uma sala de aula com seis estações de trabalho de animação, que fazia parte do roteiro.

“A premiação nos dá a certeza de que o SENAI Laranjeiras está no caminho certo, e através da parceria com o SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual) e, por meio dele, com as produtoras, para que os egressos dos cursos entrem no mercado. Mas, nessas proporções, foi a primeira ação com este mercado e esperamos que inspire outras produtoras para a produção de outras obras audiovisuais”, ressalta Fernando da Silva Rezende, coordenador Operacional de Educação Profissional da unidade.

Bruno Santos Aguiar, técnico de Educação que deu suporte para a realização do documentário, diz que o trabalho gerou um grande aprendizado para todos. “Temos a sensação de reconhecimento do nosso trabalho”, afirma.

O longa foi filmado no fim de 2016 e estreou no Festival do Rio do ano passado. A cerimônia de premiação do Cine PE ocorreu em 5 de junho.

Assista aqui ao trailer.