Graduação Tecnológica | Cursos SENAI RIO

Graduação Tecnológica

O curso de Graduação Tecnológica da Faculdade SENAI Rio é voltado para quem quer buscar uma formação superior focada no mercado de trabalho, mais especializada, prática e rápida. A carga horária é de 2.780 horas, ou seja, três anos. O diploma de tecnólogo possibilita ao aluno fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, e ainda participar de concursos públicos.

A Faculdade SENAI Rio é uma instituição de ensino de nível superior credenciada pelo MEC, que oferece aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho e do panorama econômico da indústria e do segmento em que irão atuar. Além disso, os alunos contam com laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria.

Conheça o curso:

Graduação Tecnológica em Automação Industrial 

O curso capacita o aluno para trabalhar na modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Além disso, aprende a utilizar tecnologias de alto nível de complexidade, consideradas de ponta e de altos valores agregados.

O curso capacita o aluno para trabalhar na modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Além disso, aprende a utilizar tecnologias de alto nível de complexidade, consideradas de ponta e de altos valores agregados.

* Curso autorizado pelo MEC pela Portaria n° 567, publicada no Diário Oficial da União aos 04 de novembro de 2013.

** Curso com conceito 5, aguardando publicação de portaria de reconhecimento do MEC.

Tecnologia de ponta nos laboratórios dos Institutos SENAI de Tecnologia

Conheça também:

Graduação Tecnológica em Processos Metalúrgicos

Planejamento, operacionalização, supervisão de processos metalúrgicos e avaliação da inspeção de produtos, equipamentos e materiais são algumas das atividades desempenhadas por esse tecnólogo, que também aprende a utilizar os fenômenos químicos envolvidos em processos, como siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas e outros.

* Curso autorizado pelo MEC pela Portaria n° 567, publicada no Diário Oficial da União aos 04 de novembro de 2013.

Como se inscrever na graduação tecnológica em Automação Industrial

As inscrições para para o processo seletivo do segundo semestre de 2017 para o curso de graduação tecnológica em Automação Industrial foram encerradas em 04/08. Para os candidatos aprovados no processo seletivo de vagas remanescentes, a matrícula deverá ser realizada de 07 a 11 de agosto, das 13h às 20h, na Faculdade SENAI Rio, campus Tijuca.

VEJA OS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO DE 2017.1:

Resultado das provas realizadas após 31/01.

Resultado dos aprovados pelo ENEM, inscritos após 31/01.

Resultado das provas realizadas até 31/01.

Resultado dos aprovados pelo ENEM, inscritos até 31/01.


Conheça os aprovados do Vestibular 2016.2:

Confira as listas de aprovados e bolsistas em Automação Industrial para o segundo semestre de 2016.

Mensalidades

Entre os alunos que realizaram a prova do processo seletivo, o primeiro colocado na classificação geral do processo seletivo para cursos de graduação tecnológica terá direito a uma bolsa integral de 100%. A condição é exclusiva para novos alunos matriculados no curso. Funcionários ou dependentes de funcionários de indústrias associadas ao CIRJ ou ao Sistema FIRJAN têm direito a descontos no valor da mensalidade, de acordo com a tabela abaixo:

  1. Candidatos sem vínculos com indústrias.
  2. Funcionários ou dependentes de funcionários de empresas associadas ao CIRJ.
  3. Funcionários ou dependentes de funcionários de indústrias do estado do Rio.
  4. Funcionários ou dependentes de funcionários de indústrias associadas ao CIRJ ou ex-alunos de cursos técnicos do SENAI Rio.

OBS: O valor cheio da semestralidade é de R$ 4.482,00.

Têm direito a descontos de 30% em todas as mensalidades, independente da data de matrícula:

  • Portador de diploma do Ensino Superior
  • Alunos transferidos de outras instituições

Têm direito a descontos de 10% em todas as mensalidades, independente da data de matrícula:

Saiba mais

Curso de graduação tecnológica em Automação Industrial:

Coordenador: Prof. Msc. Augusto Cézar Loçana Menezes

Corpo docente: baixe aqui a relação completa

Infraestrutura: clique e saiba mais sobre laboratórios e equipamentos


Curso de graduação tecnológica em Processos Metalúrgicos

Coordenador: Prof. Msc. Augusto Cézar Loçana Menezes

Corpo docente: baixe aqui a relação completa

Infraestrutura: clique e saiba mais sobre laboratórios e equipamentos

Resultados dos processos seletivos:

Primeiro semestre de 2017:
Resultado das provas realizadas até 17/12

Primeiro semestre de 2016:
Aprovados e bolsistas em Automação Industrial

Segundo semestre de 2015: 
Aprovados e bolsistas em Automação Industrial
Aprovados e bolsistas em Processos Metalúrgicos

Saiba como foram os Vestibulares para as turmas do primeiro semestre de 2015 de Automação Industrial e Processos Metalúrgicos, e do primeiro e do segundo semestre de 2014.

Dúvidas sobre a formação de Tecnólogo (FAQ)


A Faculdade SENAI Rio é uma instituição privada de ensino, portanto é necessário investimento dos alunos, com uma série de descontos oferecidos para diferentes categorias. Além disso, a Faculdade SENAI Rio também participa de programa de financiamento estudantil, o FIES.

É a formação ideal para quem quer um curso de nível superior que prepara para o mercado de trabalho em apenas três anos. O tecnólogo tem uma formação especializada, focada na prática, que faz dele um profissional pronto para o mercado de trabalho. Depois de formado, o tecnólogo pode fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado e ainda participar de concursos públicos.

O tecnólogo formado em Automação Industrial é um profissional de nível superior capaz de manter, desenvolver, implementar e otimizar sistemas de controle e automação industrial, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e respeito ao meio ambiente, que promovam o desenvolvimento sustentável e solidário.

O tecnólogo pode fazer parte de uma equipe multidisciplinar e coordenar equipes de trabalho, com grande autonomia no que se refere aos aspectos técnicos relacionados à automação. No caso de projetos mais complexos e interdisciplinares, as decisões são tomadas em conjunto com profissionais de diversas áreas.

Além disso, ele é capacitado para utilizar tecnologias de alto nível de complexidade, consideradas de ponta e de altos valores agregados, o que o torna um profissional qualificado para trabalhar tanto nos segmentos mais tradicionais da indústria, como o metalmecânico, assim como nos mais inovadores, como petróleo, gás e biocombustíveis.

Todos que desejarem seguir uma carreira mais técnica e especializada, ingressando mais rapidamente no mercado de trabalho. Para ser um tecnólogo, é preciso ter concluído o ensino médio. Sem contar que o curso de tecnólogo é uma excelente opção para quem já concluiu um curso técnico.

Sim, o diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e aceito em diversos concursos púbicos, assim como os demais cursos de nível superior, além de possuir reconhecimento em todo o território nacional. Uma opção é o concurso público para professor de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

Sim, com o diploma de tecnólogo você pode prosseguir os estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Não. Todos os cursos da Faculdade SENAI Rio são presenciais. As aulas teóricas da graduação são realizadas no Campus Tijuca e as aulas práticas nos laboratórios e oficinas de última geração dos Centros de Tecnologia SENAI, localizados no Maracanã e em Benfica.

O tecnólogo em automação industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. O profissional pode atuar em vários setores industriais, como petroquímico, alimentos e bebidas, papel e celulose, metalurgia, automobilístico e farmacêutico.

Além de trabalhar em indústrias, o diploma de tecnólogo possibilita o ingresso em concurso público para professores de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

É necessário diferenciar cursos de nível superior dos de nível técnico. O bacharelado e o tecnólogo são formações de nível superior, enquanto o técnico é uma formação de nível médio.

Por exemplo, na cadeia produtiva relacionada à engenharia, o técnico realiza atividades de execução e operação, conduzindo o trabalho técnico dentro de uma indústria. O tecnólogo fiscaliza obras, faz o controle de qualidade, elabora orçamento, realiza vistorias e perícias, dá parecer técnico, podendo também se dedicar ao ensino, pesquisa e experimentação. E o bacharel pode, além do que realiza o tecnólogo, dirigir obras, fazer estudos de viabilidade técnico-econômica, planejamento de projetos, entre outras atividades.

O tecnólogo é um profissional de nível superior que, além de deter o conhecimento prático, é capacitado para analisar processos produtivos e propor aprimoramentos técnicos, bem como inovações tecnológicas. Isso significa que o tecnólogo é uma ótima solução para ocupar os cargos que estão entre os técnicos e engenheiros.

As indústrias que contratam tecnólogos aprovam seu desempenho. Segundo pesquisa realizada em julho de 2013 pelo Sistema FIRJAN, 94,7% das indústrias demonstram satisfação em relação a esses profissionais*. Afinal, novas formas de organização e gestão exigem profissionais com domínio científico e prática tecnológica.
*Fonte: Pesquisa Mercado de Tecnólogo/Sistema FIRJAN.

O SENAI tem mais de 70 anos de experiência na formação de profissionais. Aqui, a prática anda junto com a teoria, por meio de aulas em oficinas e laboratórios de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria. Essa experiência e credibilidade fazem com que 97% das empresas prefiram profissionais formados pelo SENAI*.
*Fonte: Programa de Avaliação Externa do SENAI (DDE/GPE).