Sobre o FabLab | Cursos SENAI RIO

Sobre o FabLab


O FabLab da Firjan SENAI é um ambiente pensado para estimular a inovação e focado na laboratórios de fabricação digital. É a criatividade em nova dimensão. Veja no vídeo como acontece na Firjan SENAI.

Quem estuda na Firjan SENAI tem acesso ao FabLab e é estimulado a pensar a criatividade do início ao fim de qualquer projeto, podendo, inclusive, elaborar ideias de soluções para desafios da indústria e da sociedade.

O ambiente de manufatura digital é preparado para todo o processo de criação, desde a ideia ao desenvolvimento do protótipo, passando por todas as etapas até chegar à avaliação do resultado. Além de aprender na prática, os alunos absorvem o conhecimento para a elaboração de documentações técnicas dos projetos.


FabLab Open Day virtual

A Firjan SENAI lançou o FabLab Open Day virtual, um evento on-line para você mergulhar em todas as possibilidades do laboratório de educação para inovação.


Confira a programação do FabLab Open Day virtual

O que o aluno encontra no FabLab

Ao longo dos anos, a indústria vem se transformando. E nós continuamos prontos para suprir cada uma das demandas que surgem.

Com os recentes avanços na manufatura digital, a Firjan SENAI forma profissionais ainda mais qualificados para os novos desafios da indústria. Para isso, no FabLab nossos alunos têm acesso a softwares e equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser e os kits Arduino, para montagem de circuitos eletrônicos, entre outros.

Por dentro do FabLab

O laboratório FabLab da Firjan SENAI é mais do que uma sala de aula ou um laboratório de prototipagem. É a transformação desses dois espaços em um novo ambiente. Um ambiente voltado à educação para inovação, no qual todo processo criativo é realizado em um só lugar.

Aqui, uma ideia inovadora é proposta e analisada em equipe, dando início à concepção de um projeto. São escolhidos os materiais e construídos os protótipos. Também são realizados os testes, ajustes e a ideia vira uma solução! Aqui começa a surgir um profissional multidisciplinar, preparado para a nova indústria.

Rede Mundial
A rede FabLab é uma inciativa que surgiu no Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT – Massachuttes Institute of Technology. Ingressar nessa rede é proporcionar aos nossos alunos o acesso a um ambiente com centenas de laboratórios FabLab interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real.