Blog


Os cursos Firjan SENAI mantiveram a marca da credibilidade, inovação e tecnologia para transformar o aluno em um profissional  preparado  para  os  desafios  de  hoje  e  do  futuro.  Para  se  adequar  ao  período  de  pandemia, as atividades foram realizadas de forma virtual e acompanharam a demanda vinda da transformação digital. Um dos focos é suprir a carência de profissionais qualificados, atrelados às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

“Hoje quem conhece software não fica desempregado de jeito nenhum”, afirma Felipe  Meier,  presidente  do  Conselho  Empresarial de Competitividade da Firjan e também do Sindicato da Indústria de Eletrônica, Telecomunicações, Componentes e  Similares  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  (Sinditec).

Para se adequar às demandas do mercado, a Firjan SENAI inclui frequentemente novos títulos para somar aos já disponíveis.

Até  dezembro,  são  oferecidos  60  cursos  on-line nas modalidades de aperfeiçoamento  e  de  qualificação  profissional.  Na  lista, uma variedade ampla de tecnologias, como Robôs Autônomos, Internet das Coisas, Cybersecurity, Big Data, Phyton e Cisco; e turmas para várias áreas de conhecimento,  como  BIM  −  Digitalização  da  Construção Civil, Food Design, Integração Robótica, Programação Front End, Tecnologia de Congelamento de Produtos de Panificação e Confeitaria, Lógica de Programação, entre muitos outros. Há ofertas para pessoas físicas ou jurídicas, novatos ou veteranos, com ou sem instrutor e turmas fechadas para empresas.

Já os cursos técnicos EaD + prática foram a grande aposta  no  período  de  pandemia  e  atingiram  mais  de  8 mil alunos. Entre os novos cursos técnicos instituídos em  2021,  podemos  citar  os  de  Cervejaria,  Desenvolvimento  de  Sistemas,  Sistema  de  Energias  Renováveis,  Refrigeração e Climatização e Informática para Internet. Esses cinco novos títulos fazem parte do cardápio de 16 cursos técnicos de Educação a Distância (EaD).

Outra  iniciativa  é  o  Programa  Emprega  Mais,  que  disponibilizou  vagas  gratuitas,  de  março  a  dezembro,  em cursos em EaD, para atender exclusivamente as necessidades de aperfeiçoamento de profissionais da indústria fluminense, através do Acordo de Cooperação firmado com a União, por intermédio do Ministério da Economia, via Departamento Nacional do SENAI.

Cursos técnicos

As matrículas estão abertas. Clique no botão para saber mais!

Ensino de resultado


O bom desempenho dos alunos pode ser visto em ações como na seletiva para o desenvolvimento da nova marca da RioFilme, empresa pública de investimento em audiovisual do município do Rio de Janeiro. Foi escolhido  o  projeto  de  uma  das  cinco  duplas  de  alunos  do Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o  Curso  Técnico  de  Design  da  Firjan  SENAI  Maracanã,  que entraram na competição, uma parte do Grand Prix. 

Alunos  da  Firjan  SENAI  participam  ainda  da  maior  competição  de  educação  profissional  do  mundo,  a  Worldskills Competition. A competição será em Shangai, na China, em outubro de 2022. Nas seletivas que começaram em 2021, a Firjan SENAI está competindo com 19 alunos em 17 skills. 

Outra competição, a Mostra SENAI, incentiva o desenvolvimento de desafios de inovação aplicados a necessidades de empresas ou que seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Quinze projetos do estado estão concorrendo no Inova SENAI, que vai selecionar oito grupos para competir na Mostra Nacional, em 2022. 

E  as  experiências  feitas  no  FabLab  Open  Day  passaram a ser on-line. A cada mês, uma live é transmitida de um dos dez laboratórios da Firjan para disponibilizar toda a estrutura existente na tela do usuário. 

Em  2022  vem  mais  por  aí.  O  Mundo  SENAI  virtual  mostrou os cursos oferecidos para o ano que se inicia e debateu as práticas e tendências das profissões industriais e suas oportunidades.