Blog



O uso da tecnologia de ponta aplicada no dia a dia das indústrias foi o tema do FabLab Open Day virtual – Internet das Coisas na Prática, realizado na noite de quinta-feira (29/07) e transmitido direto da Firjan SENAI Jacarepaguá. Os instrutores Júlio Cesar da Costa Junior e Leandro Cândido Barbosa mostraram os passos básicos na elaboração de processo de criação e aplicações práticas na Internet das Coisas (IoT), em residências e plantas da Indústria 4.0. “Eu costumo brincar com meus alunos que é a ‘Internet de Tudo’”, explicou Júlio Cesar.

Para a demonstração, os instrutores usaram o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código livre, além de circuitos eletroeletrônicos fabricados por alunos da Firjan SENAI. “Hoje a indústria já está totalmente conectada”, completou Costa.

Durante a live, os instrutores montaram um circuito elétrico, conectado a um computador, com os programas usados no processo para IoT residencial, com controle de acendimento de lâmpadas e equipamentos. Também fizeram a demonstração de um protótipo pneumático usado na indústria para o transporte de cargas e contêineres em portos.

“Não é somente acionar dispositivos. Quando a gente fala em Internet das Coisas, vamos além, nós conseguimos monitorar esses dispositivos, esses equipamentos”, ressaltou o instrutor Barbosa. “Um operador com um tablet consegue controlar todo o processo industrial. A IoT nos permite isso”, comemorou Costa.

Ao final da live, os instrutores responderam às perguntas dos participantes e convocaram os interessados para os cursos oferecidos pela Firjan SENAI na área de programação.

O FabLab Open Day virtual da Firjan SENAI é um encontro para mostrar tudo que é possível no laboratório de educação para inovação, como modelagem de ideias, fabricação digital, prototipagem para solução de desafios reais e diversas outras possibilidades.

Em junho, o tema abordado foi Recursos da Impressão Digital 3D − SLA − Resina. Em maio, foi a vez de aprender mais sobre a Cortadora a Laser. O próximo FabLab Open Day virtual será no dia 26/08, direto da Firjan SENAI Resende. Os eventos da série acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: