Blog


A termoformagem é um processo de fabricação amplamente utilizado em toda a área de manufatura e consiste em transformar polímeros a partir de calor e pressão. A técnica é conhecida desde os antigos povos do Egito, que usavam carapaças de tartarugas como moldes para produzir utensílios de armazenamento de alimentos, mas ganhou impulso na Segunda Guerra Mundial, quando pesquisas descobriram os termoplásticos. A partir daí foi usada em diversos segmentos.

Em 30/09, o FabLab Open Day virtual sobre Termoformadora de Plástico industrial e portátil abriu as portas do espaço maker da Firjan SENAI Niterói para apresentar a técnica como ela é feita hoje, com equipamentos de última geração. Os instrutores Ismael Cabral e Flávio Lopes explicaram de forma simples todo o processo, que nasce a partir de uma ideia ou necessidade, que é transformada em linguagem digital através de softwares.

“A termoformagem só é possível com um molde. Então, primeiro é preciso prepará-lo para construir o modelo”, ensinou Lopes. A origem do molde, segundo o instrutor, varia de acordo com o projeto: pode vir de uma impressão 3D ou pelo método de usinagem, por exemplo.

Cabral apresentou o processo de fabricação na termoformagem industrial e na portátil. Segundo ele, a diferença é a possibilidade de produção em larga escala e o limite de tamanho. Após a criação do molde, o processo se resume em transferir o calor da máquina para amolecer a matéria-prima até que fique maleável e possa realizar a moldagem por pressão, em um processo simplificado pelo maquinário.

A termoformagem portátil permite uma gama de possibilidades, sendo usada até mesmo por confeitarias que produzem eventos temáticos. “Dessa forma, há a possibilidade de customizar o seu produto de acordo com a necessidade do cliente, e isso pode ser um diferencial no mercado, gerando maior ganho”, observou Lopes.

As oportunidades que o FabLab oferece são bem amplas. Há cursos avançados e para iniciantes. O de termoformagem atende desde quem busca uma vaga de emprego até o empreendedor que tem ou deseja abrir um negócio. Além desse, a Firjan SENAI tem uma vasta grade de capacitações, como a de Impressão Digital 3D, Plotter, Máquina CNC, entre tantas outras, basta escolher uma especialidade.

O próximo FabLab Open Day será em 28/10, na Firjan SENAI. Os eventos da série são sempre na última quinta-feira do mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: