Blog


Potência e velocidade são os principais parâmetros que devem ser observados para se alcançar o resultado desejado com a cortadora à laser, tanto no corte quanto na gravação, seja em EVA, MDF, acrílico, couro ou até tecido. A orientação foi dada no terceiro FabLab Open Day virtual, transmitido ao vivo no Youtube diretamente da Firjan SENAI Campos, pelos instrutores Carlos Altoé e Rony Jhonn. Eles explicaram que nivelar a velocidade da máquina de prototipagem é importante para garantir, por exemplo, um corte sem queimadura no tecido.

O mote da live "FabLab: Cortadora à Laser” foi a produção de uma cadeira que vira escada, inovação desenvolvida no próprio laboratório. Foram apresentadas todas as etapas dessa realização, desde a criação do desenho até a montagem, passando pelo desenvolvimento e corte. Com uma aula detalhada, os instrutores explicaram como fizeram a prototipagem da cadeira utilizando o Fusion 360 e do Autocad, ambos programas do Autodesk, e a máquina de corte LE 1490.

Altoé destacou que a máquina é de fácil manuseio, mas é preciso capacitação para utilizar os softwares de criação e modelagem. Esse aprendizado, na opinião do instrutor, abre as portas a um amplo mercado, como o de móveis, design de interiores, protótipos imobiliários, maquetes e outros.

“É necessário capacitar a criatividade com instrutores qualificados para despontar no mercado de trabalho”, afirmou, acrescentando que, para isso, os cursos da Firjan SENAI utilizam os laboratórios FabLabs e trabalham com situações reais demandadas pela indústria.

Usando a cadeira-escada como modelo, Rony Jhonn apresentou as funcionalidades operacionais e produtivas de uma máquina de corte à laser, de 1.300 mm por 900 mm de área útil de trabalho. Uma caneta emite o raio laser para realizar o corte. O instrutor também mostrou alguns projetos realizados no FabLab, como um suporte para notebook em acrílico e um trenzinho em MDF, além de logotipos, letreiros e peças de arte abstrata. Quem manda é a criatividade, acentua. “O técnico pode antecipar, ver o que o mercado está precisando e criar projetos rentáveis e inovadores”.

O próximo FabLab Open Day virtual será em 24/06, às 19h, direto da Firjan SENAI Tijuca, com o tema “Impressora 3D em Resina”. Os eventos da série acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: