Blog


Guilherme Rodrigues, aluno da Firjan SENAI Jacarepaguá, conquistou medalha de prata em Gestão de Redes de TI, na WorldSkills Americas Guatemala, competição continental que foi disputada entre os dias 22 e 26 de novembro. A modalidade disputada reuniu 10 países, além do Brasil. “Foi uma prova com o grau de dificuldade esperado e com muito equilíbrio entre os países”, avaliou Guilherme, comentando o resultado anunciado em 27/11.

O jovem de 19 anos está comemorando a conquista e já mira objetivos mais altos. “Estou nas seletivas nacionais que vão definir os representantes brasileiros no Mundial de Shangai, na China, e espero voltar a representar o nosso país. Participar dessas competições vai me abrir muitas portas profissionais no futuro”, acredita Guilherme, que concluiu o Ensino Médio em 2019 e vem se dedicando às competições. Após passar pelo Mundial, pretende cursar o bacharelado em Ciência da Computação. O Mundial de Shangai será disputado entre os dias 12 e 17 de outubro de 2022 em formato presencial.

A WorldSkills Americas ocorreu pela primeira vez no formato 100% digital. Ao todo, 50 competidores de 18 países concorreram ao título de melhor profissional do continente americano em nove ocupações, a maioria da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A ocupação de Gestão de Sistemas de Redes de TI, prova que deu a medalha ao Guilherme, envolve o fornecimento de uma ampla gama de serviços, incluindo suporte ao usuário, design, solução de problemas e instalação, configuração e atualização de sistemas operacionais e dispositivos de rede, em ambientes de data centers, centros de operações de rede e provedores de serviços de Internet. O fato de haver sido disputada remotamente não muda muito em relação à forma que esse tipo de serviço é prestado no ambiente corporativo”, observa Adilson Dantas da Silva, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.

A prova de Gestão de Sistemas e Redes de TI teve ainda Rafael Victor Gusmão de Lima, também da Escola Firjan SENAI Jacarepaguá, como avaliador. Outros estados do país conquistaram mais sete medalhas para o Brasil.