Blog


Automóveis sem motorista, serviços de entrega com drones e casas automatizadas são exemplos de como a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano. Durante a pandemia, a revolução digital se intensificou, obrigando organizações e pessoas a se adaptarem à nova realidade. Nesse cenário, a Tecnologia da Informação (TI) desponta como um dos setores que mais crescem, assim como a procura por profissionais especializados nessa função estratégica.

A seguir, Alex William Cordeiro Affonso, técnico de Educação da Firjan SENAI, lista cinco tendências do mercado de TI e cita capacitações para entrar na área ou aperfeiçoar conhecimentos.

1) Business Intelligence e Big Data - Capacidade de lidar com as tecnologias de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Esse profissional deve dominar ferramentas de transformação de dados brutos em informações úteis para fins estratégicos. O mesmo vale para a Big Data, área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações, a partir de um conjunto de dados grandes demais para serem analisados nos sistemas tradicionais. Entre os cursos indicados estão os de Técnico em Informática e Técnico em Informática para a Internet.

2) Inteligência Artificial - Ciência que estuda a produção de máquinas modernas, a inteligência artificial é similar à humana, mas exibida por sistemas de software. Também conhecidos como robôs, os agentes inteligentes são algoritmos de aprendizado autônomos. O profissional deve saber lidar com esses sistemas. Entre os cursos cujo conteúdo serve de base para essa área estão os de Desenvolvimento de Sistemas, Técnica em Informática e Técnica em Informática para a Internet.

3) Computação em Nuvem (Cloud Computing) - Termo usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos utilizadores pela Internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de instalação de programas. O profissional deve entender de gestão da infraestrutura do sistema, e os cursos indicados são Técnico em Rede de Computadores ou Técnico em Informática.

4) Internet das Coisas (IOT) - Trata-se da interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. A IOT é a rede de objetos físicos dotados de tecnologia, sensores e conexão com rede, como eletrodomésticos ou veículos, por exemplo, capazes de reunir e transmitir dados. É uma extensão da internet atual, que possibilita que objetos do dia a dia com capacidade computacional e de comunicação estejam conectados. Entre os cursos indicados, existe o de Desenvolvimento de Sistemas. 

5) Cybersegurança - Ã‰ a ciência que estuda as estratégias de proteção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos. Esse campo da TI está em evidência devido à crescente dependência de sistemas de computadores, internet e redes sem fio, e ao crescimento de dispositivos inteligentes e internet das coisas. O profissional dessa área tem que prover a segurança das conexões e garantir a proteção da rede contra intrusos, hackers ou vírus. Entre os cursos indicados estão os de Rede de Computadores e Técnico em Informática.

Cursos Técnicos

Garanta 70% de desconto na primeira mensalidade 


Como se destacar nesse mercado?

A Firjan SENAI oferece diversos cursos técnicos na área. As matrículas estão abertas para turmas com início no 1º semestre de 2021.

Live sobre mercado de trabalho

Confira a live da Firjan SENAI sobre Tendências da Tecnologia da Informação.


Foto: Paula Johas | imagem feita antes da pandemia do coronavírus