Logo | Cursos SENAI Rio


Notícias

SENAI Maracanã ganha moderno Laboratório de Tinta e Papel


Foto: Renata Mello


SENAI Maracanã ganha moderno Laboratório de Tinta e Papel


O Laboratório de Tinta e Papel, espaço com moderno maquinário no SENAI Maracanã, foi inaugurado para atender às necessidades de ensaios em tintas e papéis. O local já está disponível para os alunos realizarem, na prática, a identificação e análise desses itens, além da detecção de causas de possíveis problemas em materiais impressos.


“Quando assumimos o setor gráfico, em 2002, o estado do Rio era o quarto no âmbito nacional. Foi uma luta muito grande, com apoio da FIRJAN, para transformar essa escola em uma referência. Agora o Rio ganhou papel de destaque, alcançando o segundo lugar como maior contratante do país, atrás apenas de São Paulo”, destacou Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf).


Segundo estudo recente da FIRJAN, são mais de 1.700 estabelecimentos nos segmentos gráfico e editorial em todo o estado, empregando quase 18 mil colaboradores, o que corresponde a um em cada dez empregos formais.


 
Foto: Renata Mello


Para Di Giorgio, é imprescindível estar em contato com o que há de mais moderno em termos de maquinário e técnicas de trabalho: “Este laboratório, de ponta, responde diretamente ao desafio de manter a nossa mão de obra atualizada e aliada às novas tendências, bem como de preparar futuros gráficos para a função”.


Elisa Vitoretti, responsável pela gestão de pessoas da Edigráfica, ressalta o papel da formação profissional de qualidade para as empresas: “A partir do momento em que você aprimora o trabalhador e lhe oferece capacitação, ele se sente valorizado. Isso melhora o clima organizacional, além de aumentar a produtividade”.


O SENAI também ampliou sua oferta de qualificação setorial com o Curso Técnico em Processos Gráficos. Nele, os alunos podem desenvolver na prática competências relacionadas à identificação e à análise das características das tintas e dos papéis, assim como realizar comparativos para detecção de não conformidades nesses insumos.


SAIBA MAIS: