Logo | Cursos SENAI Rio


Notícias

SENAI Campos inaugura FabLab, laboratório de rede mundial para inovação no ensino

SENAI FabLab em Campos

SENAI Campos inaugura FabLab, laboratório de rede mundial para inovação no ensino


Estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a indústria. Com este objetivo o Sistema FIRJAN inaugurou, em Campos, o SENAI FabLab, laboratório que faz parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT). 

Campos é o primeiro município do interior fluminense a receber um FabLab, um ambiente pensado para estimular a inovação, com espaços de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Os FabLabs são centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. O foco dos laboratórios é a invenção e a inovação. Existe outro laboratório semelhante no Instituto de Tecnologia SENAI (IST) Automação e Simulação, em Benfica, no Rio de Janeiro. Nos próximos meses, serão inaugurados outros três FabLabs no estado.

O SENAI FabLab busca estimular a criatividade dos alunos dos cursos técnicos, que serão os futuros funcionários das grandes, médias e pequenas indústrias. No local, os estudantes terão acesso a equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser entre outros. Além de serem apresentados aos conceitos de inovação, os alunos serão estimulados a pensar soluções para problemas reais da indústria, podendo elaborar projetos desde a criação até a programação, e desenvolver protótipos. Tudo isso em resposta às mudanças nos processos produtivos das indústrias que têm colocado importantes desafios para a educação profissional.

“A criatividade é um comportamento e a inovação é um processo. Com os FabLabs  pretendemos reduzir a distância entre a indústria e sala de aula e tornar o ensino mais eficiente”, disse o Diretor Superintendente do SENAI, Alexandre dos Reis.


SENAI FabLab em Campos


Segundo o presidente da Representação Regional da FIRJAN no Norte Fluminense, Fernando Aguiar, a criatividade já é um requisito que, cada vez mais, deve fazer parte do dia a dia das empresas. “É importante que a cultura da inovação esteja em todas as áreas de uma empresa. Termos um FabLab em nossa região para formação de mão de obra e desenvolvimento de projetos será um grande diferencial”, explica.

Durante o evento, também foi lançado o Desafio SENAI + Indústria, que propõe uma maior interação entre os alunos do SENAI e as indústrias do estado do Rio. A ideia é que os estudantes desenvolvam soluções para problemas apresentados pela indústria. No Desafio, a indústria cadastra um ou mais problemas que esteja enfrentando e, a partir desses desafios reais (que afetam a produtividade, a competitividade, etc), os alunos se reúnem para propor soluções inovadoras e viáveis. Esses projetos vão ser desenvolvidos e avaliados. Os que tiverem maior potencial de inovação irão passar para a fase seguinte, chamada “Pré-Acelera”. 

Esta fase foi criada para dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar os projetos selecionados em planos de negócio capazes de conquistar o mercado. Os alunos responsáveis passam a se dedicar por três meses nos espaços de coworking das unidades SENAI, sob a orientação de monitores. Depois de aprimorarem seus protótipos nos FabLabs e os tornarem funcionais, elaboram planos de negócios e os apresentam para a indústria para que, futuramente, possam conquistar potenciais investidores. 

A Sala do Desafio SENAI + Indústria também foi inaugurada, no dia 7 de dezembro. Durante o evento, os alunos participantes dos projetos selecionados em Campos e Itaperuna receberam as chaves. A partir de agora, eles receberão uma bolsa e terão à sua disposição até R$ 10 mil para aperfeiçoarem seus trabalhos.


Saiba mais