Logo | Cursos SENAI Rio
 

Maratona Animada SENAI - Anima Mundi

Quem é estudante, profissional da área ou admirador de animações já conhece a Maratona Animada SENAI, uma competição de criação de curtas de animação que é parte do Anima Mundi, o maior festival de animação da América Latina, patrocinado pelo SENAI Rio. Mas, para quem não conhece, a gente explica como funciona: a maratona acontece um pouco antes do festival e é aberta a estudantes e profissionais de animação. 

A Maratona tem esse nome porque ela é... uma maratona, claro! As equipes se inscrevem pelo site, aguardam a revelação do tema e têm 7 dias para criar a animação. Em 2017, o tema foi divulgado em um evento no SENAI Maracanã e teve também uma palestra com Andrés Lieban, animador com extensa trajetória, e que deu dicas de como ganhar o mercado de animação. O tema de 2017 foram os "100 anos da animação brasileira". Os curtas deviam abordar este tema e também conter uma galinha, como elemento surpresa. A edição de 2017 bateu recordes. Foram 156 equipes inscritas e 55 vídeos enviados!

Os curtas foram julgados por um júri técnico, composto por jurados indicados pelo Festival Anima Mundi, que selecionaram 3 finalistas, que tiveram seus curtas exibidos na cerimônia de premiação do Festival Anima Mundi, no Rio, no Cinema Odeon, no dia 23/7. O resultado foi anunciado após a exibição e o grande vencedor foi o filme "Lumni", da Equipe Babalu. Além de participar da cerimônima oficial, a equipe levou R$ 5 mil e bolsas do SENAI.
       
Conheça a animação vencedora e os finalistas!

 

Na edição anterior, em 2016, 132 equipes se inscreveram, com 351 integrantes.  

Valia qualquer curta?

Por ser uma maratona de criação, a ideia é que os participantes desenvolvessem suas animações do zero, num curto período, a partir do tema e do elemento surpresa.

Confira todas as regras no regulamento e em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do projeto: maratonasenai@animamundi.com.br.

E para quem não sabe animar? 

Já que você está aqui no site, que tal conhecer os cursos do SENAI Rio em Animação e Audiovisual? A gente fez uma seleção de alguns: Animador 2D Digital Cut-Out, Concept Art Para Games, Desenho e Criação de Personagem, Modelagem 3D, Pós-Produção em After Effects, Processos Avançados de Animação, Pintura Digital com Tablet e Photoshop, Desenho e Técnicas de Ilustração. Se quiser conhecer mais cursos no segmento audiovisual, ou saber mais sobre a área, veja aqui.

Aproveite que o audiovisual é um dos setores em ampla expansão no mundo e tem a cara do Rio, afinal, criatividade é uma vocação do nosso estado. E, se depender do Sistema FIRJAN, vamos continuar incentivando, apoiando e representando essa indústria que não para de crescer.  

Sobre o Anima Mundi

Criado em 1993 com o objetivo de promover e difundir a Animação em nosso país, o Festival Internacional de Animação do Brasil, ANIMA MUNDI, é o segundo maior no ranking mundial e uma referência internacional do setor. Já exibiu 8,5mil filmes oriundos de 75 países para um público de mais de 1,3 milhão de espectadores.
A cada ano o Festival recebe um público de 100 mil pessoas de todas as idades e diversas classes sociais. Por conta de seu reconhecimento internacional os filmes premiados no Festival Anima Mundi são selecionados automaticamente para concorrerem à indicação ao Oscar de melhor curta-metragem de animação pela Academia americana.

ANIMA MUNDI 2017:
Rio
: 17 a 23/07 de 2017
SP: 26 a 30/07 de 2017

Para mais informações: www.animamundi.com.br

 

 

 

No SENAI você investe em você e o mercado reconhece. 
Escolha seu curso e aprenda na prática.


^