Logo | Cursos SENAI Rio

Olimpíada do Conhecimento

Assista ao vídeo da participação do SENAI Rio na Olimpíada do Conhecimento 2014:

Conheça a delegação do SENAI Rio na Olimpíada do Conhecimento 2014 Conheça as etapas da Olimpíada do Conhecimento

Realizada a cada dois anos pelo SENAI, desde 2001, a Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional da América Latina. A competição é uma importante vitrine para o mercado de trabalho e demonstra a excelência da educação profissional promovida pelo SENAI.

World Skills

Uma das etapas da Olimpíada do Conhecimento é a seletiva para a  World Skills, competição em que os melhores do Brasil disputam com representantes dos quatro cantos do planeta pelo título de melhor do mundo. Exemplo do padrão de qualidade de ensino do SENAI Rio, Leonardo Fonseca Rodrigues conquistou medalha de ouro na 43ª edição da competição, realizada de 12 e 15 de agosto de 2015, em São Paulo, na categoria joalheria. Para ser escolhido como o representante do Brasil na WorldSkills, Leonardo superou outros estudantes na Olimpíada do Conhecimento do SENAI, competição nacional, em todas as suas etapas (escolar, estadual e nacional. Com isso, o SENAI Rio pode afirmar que formou o melhor joalheiro do mundo.

Etapa Estadual

A etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento, que aconteceu de 29 de junho a 3 de julho de 2015, premiou 81 alunos do SENAI Rio. A seleção foi feita através de provas práticas, nas quais eles foram desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia de trabalho, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade exigidos pela indústria.

Veja a lista completa de premiados da Etapa Estadual 2015

Ao todo, 200 alunos de cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação industrial de todo o estado competiram, em 27 modalidades, pela chance de disputar uma vaga na etapa Nacional, que vai reunir, em 2016, os melhores estudantes do país de 58 profissões técnicas ligadas à indústria.

Agora, os medalhistas participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os competidores que irão representar o Rio de Janeiro no ano que vem.

Gabriel dos Santos, que competiu na ocupação Mecânica Automotiva, se emocionou por ganhar o 1º lugar em sua categoria. “Chorei porque eu batalhei muito para estar aqui. Meu objetivo, agora, é correr atrás para participar da fase nacional. Meu sonho é trabalhar nessa área”, disse.

Competidora em Confeitaria, Danielle Tavares também ficou em 1º lugar e está confiante em seu sucesso não só na Olimpíada, mas também no mercado de trabalho. “Estou muito feliz! Minha área tem oportunidade pra quem se qualifica. A Olimpíada é um diferencial pra colocarmos no currículo, então com certeza trabalho não vai faltar. Vou treinar muito para fazer bonito na nacional”, afirma.

Veja fotos da premiação no Facebook do SENAI Rio

O objetivo da Olimpíada do Conhecimento é descobrir talentos e formar profissionais de excelência. Muitos profissionais reconhecidos na indústria foram revelados no torneio. Por isso, ser um aluno olímpico é um importante capítulo na história profissional de cada competidor, ganhando visibilidade diante das maiores indústrias do país. 

Clique aqui e saiba como foi a participação do SENAI Rio na etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, em 2014.  


A competição

Durante três dias de disputa, os competidores participam de avaliações de conhecimento, realizando projetos que simulam uma situação real de trabalho, com nível de excelência de padrão internacional.

Na avaliação, é levado em conta todo o processo, de planejamento e execução até o produto final. Assim, os alunos olímpicos são desafiados a mostrar todo seu potencial. Vencem o torneio aqueles que conseguem os melhores resultados.

Os vencedores de cada ocupação podem representar o Rio de Janeiro na estapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento,  que será realizada em 2016.

Ocupações

Ao todo, a etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento abrangeu 27 ocupações profissionais, desde Automação Industrial, Operações em Logística e Mecânica de Manutenção Industrial, até Comunicação Visual, Panificação, Web Design e Segurança do Trabalho - incluindo modalidades para pessoas com deficiência.

 

SENAI. Ninguém forma para a indústria melhor do que a própria indústria.


^