Encontre seu curso:   Segmento:
  Unidade:
  Curso:
Home | Cursos SENAI Rio

Logo | Cursos SENAI Rio

Conheça o SENAI Rio
Menu | Cursos do SENAI Rio Mercado e Profissões | Cursos do SENAI Rio Modalidades | Cursos do SENAI Rio Unidades | Cursos do SENAI Rio Segmentos | Cursos do SENAI Rio

Faculdade SENAI Rio de Janeiro

Faculdade SENAI Rio

Só a Faculdade SENAI Rio tem a credibilidade do SENAI, que forma profissionais qualificados para a indústria há mais de 70 anos.

A Faculdade SENAI Rio é uma instituição de ensino de nível superior que oferece cursos de graduação tecnológica, pós-graduação e extensão, credenciada pelo MEC, pela Portaria nº 1.065.

O SENAI oferece aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho e do panorama econômico da indústria e do segmento em que irão atuar. Além disso, os alunos contam com laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria.

Cinco razões para fazer Faculdade SENAI Rio

  1. Diploma de curso superior do SENAI em apenas três anos.
  2. Credibilidade do SENAI: são mais de 70 anos formando profissionais para a indústria.
  3. 97% das empresas preferem profissionais formados pelo SENAI*.
  4. Teoria e prática em laboratórios de última geração.
  5. Cursos criados para atender às necessidades da indústria.

*Fonte: Programa de Avaliação Externa do SENAI (DDE/GPE).

Cursos da Faculdade SENAI Rio

Graduação Tecnológica

São cursos voltados para quem quer buscar uma formação superior focada no mercado de trabalho, mais especializada, prática e rápida. A carga horária é de 2.400 horas, ou seja, três anos. O diploma de tecnólogo possibilita ao aluno fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, e ainda participar de concursos públicos.

Cursos de AUTOMAÇÃO SENAI RioGraduação Tecnológica
em Automação Industrial

O curso de tecnólogo em automação industrial capacitará o aluno para trabalhar na modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação.

Saiba mais

Cursos de METALURGIA SENAI RioGraduação Tecnológica
em Processos Metalúrgicos

Planejamento, operacionalização, supervisão de processos metalúrgicos e avaliação da inspeção de produtos, equipamentos e materiais são algumas das atividades desempenhadas por esse tecnólogo, que também aprende a utilizar os fenômenos químicos envolvidos em processos, como siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas e outros.

Saiba mais


Tecnologia de ponta nos laboratórios dos Centros de Tecnologia do SENAI.

Faculdade SENAI Rio

Dúvidas? Confira as perguntas mais frequentes sobre essas formações.


Pós-Graduação

A Faculdade SENAI Rio oferece também cursos de pós-graduação. Atualmente, são nove cursos, com turmas abertas de acordo com a demanda. Conheça os cursos voltados para os segmentos de Metalurgia e Petróleo.

Extensão

Cursos específicos para complementação da formação profissional, voltados para quem já concluiu o nível superior ou que ainda esteja estudando. Conheça os cursos voltados para os segmentos de Automação e Petróleo.

Prepare-se para o mercado de trabalho com a Faculdade SENAI Rio, com a credibilidade da instituição que melhor prepara profissionais para a indústria.


Como se matricular

Graduação Tecnológica

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os cursos de graduação tecnológica em Automação Industrial e em Processos Metalúrgicos. Fique ligado!

Para concorrer a uma vaga, basta se inscrever através dos telefones 0800 0231 231* ou 4002 0231** e agendar a sua prova. 

*Ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio. **Custo de ligação local.

As provas serão realizadas a partir do dia 11/11, em três horários: 9h às 12h | 14h às 17h | 18h às 21h. Um sábado por mês, as provas serão aplicadas em dois horários: 9h às 12h ou 13h às 16h .

A taxa de inscrição é 1kg de leite em pó, que será doado a uma instituição de caridade.

O início das aulas será no dia 02/02/2015.

NOVIDADES:

• Financiamento estudantil através do FIES*

• Ingresso na Faculdade também através do ENEM**


* Para saber como funciona o FIES e simular seu financiamento, clique aqui
** Candidatos que tenham realizado o ENEM de 2012, 2013 e 2014, com nota acima de 550, não precisam realizar as provas e podem se inscrever pelo telefone para agendar a apresentação do Boletim com o resultado do ENEM.

Não perca tempo. As vagas são limitadas!


TIRE SUAS DÚVIDAS: Clique aqui para participar do Terças Sem Dúvidas sobre os cursos de graduação tecnológica da Faculdade SENAI Rio. 

Saiba mais sobre os processos seletivos para Automação Industrial (clique aqui)Processos Metalúrgicos (clique aqui).

Saiba como foram os Vestibulares para as turmas do primeiro e do segundo semestre de 2014.

Pós-Graduação e Cursos de Extensão

O processo seletivo para os cursos de pós-graduação e extensão é um pouco diferente. É necessário fazer uma pré-inscrição e, no período do processo seletivo, a Faculdade SENAI Rio entrará em contato. Confira o calendário na página do curso desejado:


Onde Fica

A Faculdade SENAI Rio é multi campi, pois as aulas teóricas são realizadas no Campus Tijuca e as aulas práticas da graduação tecnológica nos laboratórios e oficinas de última geração dos Centros de Tecnologia SENAI, localizados no Maracanã e em Benfica.

  • Campus Tijuca: Rua Mariz e Barros, n° 678 - Tijuca - [veja o mapa]
  • Campus Benfica (CTS Automação e Simulação): Praça Natividade Saldanha, n° 19 - Benfica - [veja o mapa]
  • Campus Maracanã (CTS Solda): Rua São Francisco Xavier, n° 601 - Maracanã - [veja o mapa]

Dúvidas sobre a formação de tecnólogo e a Faculdade SENAI Rio (FAQ)

O que é a graduação tecnológica?

É a formação ideal para quem quer um curso de nível superior que prepara para o mercado de trabalho em apenas três anos. O tecnólogo tem uma formação especializada, focada na prática, que faz dele um profissional pronto para o mercado de trabalho. Depois de formado, o tecnólogo pode fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado e ainda participar de concursos públicos.

O que faz o tecnólogo em processos metalúrgicos?

O tecnólogo formado em Processos Metalúrgicos é um profissional de nível superior capaz de planejar, operacionalizar, supervisionar processos metalúrgicos e avaliar atividades de inspeção de produtos, equipamentos e materiais, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.

Sua participação vai desde ações de controle da qualidade da matéria prima e da produção até a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais e o desenvolvimento de novos processos produtivos.

Além disso, o tecnólogo sai da faculdade com um alto grau de responsabilidade e autonomia, capaz de liderar outras pessoas, estando qualificado para atender clientes e fornecedores, participar de equipes multidisciplinares, executar treinamentos e orientar equipes de trabalho.

Ele é qualificado para trabalhar tanto nos segmentos mais tradicionais da indústria, como o metalmecânico, assim como nos mais inovadores, como petróleo, gás e biocombustíveis.

O que faz o tecnólogo em automação industrial?

O tecnólogo formado em Automação Industrial é um profissional de nível superior capaz de manter, desenvolver, implementar e otimizar sistemas de controle e automação industrial, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e respeito ao meio ambiente, que promovam o desenvolvimento sustentável e solidário.

O tecnólogo pode fazer parte de uma equipe multidisciplinar e coordenar equipes de trabalho, com grande autonomia no que se refere aos aspectos técnicos relacionados à automação. No caso de projetos mais complexos e interdisciplinares, as decisões são tomadas em conjunto com profissionais de diversas áreas.

Além disso, ele é capacitado para utilizar tecnologias de alto nível de complexidade, consideradas de ponta e de altos valores agregados, o que o torna um profissional qualificado para trabalhar tanto nos segmentos mais tradicionais da indústria, como o metalmecânico, assim como nos mais inovadores, como petróleo, gás e biocombustíveis.

Quem pode ser um tecnólogo?

Todos que desejarem seguir uma carreira mais técnica e especializada, ingressando mais rapidamente no mercado de trabalho. Para ser um tecnólogo, é preciso ter concluído o ensino médio. Sem contar que o curso de tecnólogo é uma excelente opção para quem já concluiu um curso técnico.

O diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e aceito em concursos públicos?

Sim, o diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e aceito em diversos concursos púbicos, assim como os demais cursos de nível superior, além de possuir reconhecimento em todo o território nacional. Uma opção é o concurso público para professor de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

Com um diploma de tecnólogo, posso fazer uma pós-graduação?

Sim, com o diploma de tecnólogo você pode prosseguir os estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Quais são as áreas e setores da atuação de um tecnólogo?

O tecnólogo em automação industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. O profissional pode atuar em vários setores industriais, como petroquímico, alimentos e bebidas, papel e celulose, metalurgia, automobilístico e farmacêutico.

Já o tecnólogo em processos metalúrgicos utiliza os fenômenos envolvidos em processos como: siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas, tratamento térmico e superficial. Ele pode atuar em vários setores industriais como metalurgia, petroquímico, metal-mecânico e automobilístico.

Além de trabalhar em indústrias, o diploma de tecnólogo possibilita o ingresso em concurso público para professores de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

Qual é a diferença entre um profissional com diploma de bacharelado, de tecnólogo e de técnico?

É necessário diferenciar cursos de nível superior dos de nível técnico. O bacharelado e o tecnólogo são formações de nível superior, enquanto o técnico é uma formação de nível médio.

Por exemplo, na cadeia produtiva relacionada à engenharia, o técnico realiza atividades de execução e operação, conduzindo o trabalho técnico dentro de uma indústria. O tecnólogo fiscaliza obras, faz o controle de qualidade, elabora orçamento, realiza vistorias e perícias, dá parecer técnico, podendo também se dedicar ao ensino, pesquisa e experimentação. E o bacharel pode, além do que realiza o tecnólogo, dirigir obras, fazer estudos de viabilidade técnico-econômica, planejamento de projetos, entre outras atividades.

Quais são as vantagens de se contratar um tecnólogo?

O tecnólogo é um profissional de nível superior que, além de deter o conhecimento prático, é capacitado para analisar processos produtivos e propor aprimoramentos técnicos, bem como inovações tecnológicas. Isso significa que o tecnólogo é uma ótima solução para ocupar os cargos que estão entre os técnicos e engenheiros.

Como as empresas veem o tecnólogo?

As indústrias que contratam tecnólogos aprovam seu desempenho. Segundo pesquisa realizada em julho de 2013 pelo Sistema FIRJAN, 94,7% das indústrias demonstram satisfação em relação a esses profissionais*. Afinal, novas formas de organização e gestão exigem profissionais com domínio científico e prática tecnológica.

*Fonte: Pesquisa Mercado de Tecnólogo/Sistema FIRJAN.

Quais cursos a Faculdade SENAI Rio oferece?

Cursos de graduação tecnológica em automação industrial e processos metalúrgicos, além de cursos de pós-graduação e de extensão nas áreas de Petróleo & Gás e Biocombustível.

Os cursos de graduação tecnológica são realizados em três campi: Tijuca, onde são ministradas as aulas teóricas, Maracanã (Centro de Tecnologia Solda) e Benfica (Centro de Tecnologia Automação e Simulação), onde ocorrem as aulas práticas. As aulas ocorrem sempre no turno da noite, permitindo que os alunos trabalhem durante o dia.

Afinal, por que fazer a Faculdade SENAI?

O SENAI tem mais de 70 anos de experiência na formação de profissionais. Aqui, a prática anda junto com a teoria, por meio de aulas em oficinas e laboratórios de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria. Essa experiência e credibilidade fazem com que 91% das empresas prefiram contratar um tecnólogo formado pelo SENAI*.

*Fonte: Programa de Avaliação Externa do SENAI (DDE/GPE).

Quem quer atuar na indústria faz Faculdade SENAI Rio.
Faculdade SENAI Rio. A Faculdade da Indústria.


*Faculdade SENAI Rio é o novo nome, atualmente aguardando registro perante os órgãos competentes, da Faculdade SENAI de Tecnologia, credenciada pelo MEC pela Portaria nº 1.065, de 1º de novembro de 2013.
^
® 2014 - SENAI Rio - Todos os direitos reservados.
Banco de Talentos | SENAI Rio Separador Outros Serviços | Cursos do SENAI Rio Separador Atendimento Online | Cursos do SENAI Rio