Encontre seu curso:   Segmento:
  Unidade:
  Curso:
Home | Cursos SENAI Rio

Logo | Cursos SENAI Rio

Conheça o SENAI Rio
Menu | Cursos do SENAI Rio Mercado e Profissões | Cursos do SENAI Rio Modalidades | Cursos do SENAI Rio Unidades | Cursos do SENAI Rio Segmentos | Cursos do SENAI Rio

Faculdade SENAI Rio de Janeiro

Faculdade SENAI Rio

Só a Faculdade SENAI Rio tem a credibilidade do SENAI, que forma profissionais qualificados para a indústria há mais de 70 anos.

A Faculdade SENAI Rio é uma instituição de ensino de nível superior que oferece cursos de graduação tecnológica, pós-graduação e extensão, credenciada pelo MEC, pela Portaria nº 1.065.

O SENAI oferece aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho e do panorama econômico da indústria e do segmento em que irão atuar. Além disso, os alunos contam com laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria.

Cinco razões para fazer Faculdade SENAI Rio

  1. Diploma de curso superior do SENAI em apenas três anos.
  2. Credibilidade do SENAI: são mais de 70 anos formando profissionais para a indústria.
  3. 97% das empresas preferem profissionais formados pelo SENAI*.
  4. Teoria e prática em laboratórios de última geração.
  5. Cursos criados para atender às necessidades da indústria.

*Fonte: Programa de Avaliação Externa do SENAI (DDE/GPE).

Cursos da Faculdade SENAI Rio

Graduação Tecnológica

São cursos voltados para quem quer buscar uma formação superior focada no mercado de trabalho, mais especializada, prática e rápida. A carga horária é de 2.400 horas, ou seja, três anos. O diploma de tecnólogo possibilita ao aluno fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, e ainda participar de concursos públicos.

Cursos de AUTOMAÇÃO SENAI RioGraduação Tecnológica
em Automação Industrial

O curso de tecnólogo em automação industrial capacitará o aluno para trabalhar na modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação.

Saiba mais

Cursos de METALURGIA SENAI RioGraduação Tecnológica
em Processos Metalúrgicos

Planejamento, operacionalização, supervisão de processos metalúrgicos e avaliação da inspeção de produtos, equipamentos e materiais são algumas das atividades desempenhadas por esse tecnólogo, que também aprende a utilizar os fenômenos químicos envolvidos em processos, como siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas e outros.

Saiba mais


Tecnologia de ponta nos laboratórios dos Centros de Tecnologia do SENAI.

Faculdade SENAI Rio

Dúvidas? Confira as perguntas mais frequentes sobre essas formações.


Pós-Graduação

A Faculdade SENAI Rio oferece também cursos de pós-graduação. Atualmente, são nove cursos, com turmas abertas de acordo com a demanda. Conheça os cursos voltados para os segmentos de Metalurgia e Petróleo.

Extensão

Cursos específicos para complementação da formação profissional, voltados para quem já concluiu o nível superior ou que ainda esteja estudando. Conheça os cursos voltados para os segmentos de Automação e Petróleo.

Prepare-se para o mercado de trabalho com a Faculdade SENAI Rio, com a credibilidade da instituição que melhor prepara profissionais para a indústria.


Como se matricular

Graduação Tecnológica

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os cursos de graduação tecnológica em Automação Industrial e em Processos Metalúrgicos. Fique ligado!

Para concorrer a uma vaga, basta se inscrever através dos telefones 0800 0231 231* ou 4002 0231** e agendar a sua prova. 

*Ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio. **Custo de ligação local.

As provas serão realizadas a partir do dia 11/11, em três horários: 9h às 12h | 14h às 17h | 18h às 21h. Um sábado por mês, as provas serão aplicadas em dois horários: 9h às 12h ou 13h às 16h .

A taxa de inscrição é 1kg de leite em pó, que será doado a uma instituição de caridade.

O início das aulas será no dia 02/02/2015.

NOVIDADES:

• Financiamento estudantil através do FIES*

• Ingresso na Faculdade também através do ENEM**


* Para saber como funciona o FIES e simular seu financiamento, clique aqui
** Candidatos que tenham realizado o ENEM de 2012, 2013 e 2014, com nota acima de 550, não precisam realizar as provas e podem se inscrever pelo telefone para agendar a apresentação do Boletim com o resultado do ENEM.

Não perca tempo. As vagas são limitadas!


Baixe aqui o Edital e saiba mais sobre o processo seletivo.

Saiba como foram os Vestibulares para as turmas do primeiro e do segundo semestre de 2014.

Pós-Graduação e Cursos de Extensão

O processo seletivo para os cursos de pós-graduação e extensão é um pouco diferente. É necessário fazer uma pré-inscrição e, no período do processo seletivo, a Faculdade SENAI Rio entrará em contato. Confira o calendário na página do curso desejado:


Onde Fica

A Faculdade SENAI Rio é multi campi, pois as aulas teóricas são realizadas no Campus Tijuca e as aulas práticas da graduação tecnológica nos laboratórios e oficinas de última geração dos Centros de Tecnologia SENAI, localizados no Maracanã e em Benfica.

  • Campus Tijuca: Rua Mariz e Barros, n° 678 - Tijuca - [veja o mapa]
  • Campus Benfica (CTS Automação e Simulação): Praça Natividade Saldanha, n° 19 - Benfica - [veja o mapa]
  • Campus Maracanã (CTS Solda): Rua São Francisco Xavier, n° 601 - Maracanã - [veja o mapa]

Dúvidas sobre a formação de tecnólogo e a Faculdade SENAI Rio (FAQ)

O que é a graduação tecnológica?

É a formação ideal para quem quer um curso de nível superior que prepara para o mercado de trabalho em apenas três anos. O tecnólogo tem uma formação especializada, focada na prática, que faz dele um profissional pronto para o mercado de trabalho. Depois de formado, o tecnólogo pode fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado e ainda participar de concursos públicos.

O que faz o tecnólogo em processos metalúrgicos?

O tecnólogo formado em Processos Metalúrgicos é um profissional de nível superior capaz de planejar, operacionalizar, supervisionar processos metalúrgicos e avaliar atividades de inspeção de produtos, equipamentos e materiais, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.

Sua participação vai desde ações de controle da qualidade da matéria prima e da produção até a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais e o desenvolvimento de novos processos produtivos.

Além disso, o tecnólogo sai da faculdade com um alto grau de responsabilidade e autonomia, capaz de liderar outras pessoas, estando qualificado para atender clientes e fornecedores, participar de equipes multidisciplinares, executar treinamentos e orientar equipes de trabalho.

Ele é qualificado para trabalhar tanto nos segmentos mais tradicionais da indústria, como o metalmecânico, assim como nos mais inovadores, como petróleo, gás e biocombustíveis.

O que faz o tecnólogo em automação industrial?

O tecnólogo formado em Automação Industrial é um profissional de nível superior capaz de manter, desenvolver, implementar e otimizar sistemas de controle e automação industrial, praticando ações empreendedoras, administrando recursos humanos e tecnológicos e aprimorando condições de segurança, qualidade, saúde e respeito ao meio ambiente, que promovam o desenvolvimento sustentável e solidário.

O tecnólogo pode fazer parte de uma equipe multidisciplinar e coordenar equipes de trabalho, com grande autonomia no que se refere aos aspectos técnicos relacionados à automação. No caso de projetos mais complexos e interdisciplinares, as decisões são tomadas em conjunto com profissionais de diversas áreas.

Além disso, ele é capacitado para utilizar tecnologias de alto nível de complexidade, consideradas de ponta e de altos valores agregados, o que o torna um profissional qualificado para trabalhar tanto nos segmentos mais tradicionais da indústria, como o metalmecânico, assim como nos mais inovadores, como petróleo, gás e biocombustíveis.

Quem pode ser um tecnólogo?

Todos que desejarem seguir uma carreira mais técnica e especializada, ingressando mais rapidamente no mercado de trabalho. Para ser um tecnólogo, é preciso ter concluído o ensino médio. Sem contar que o curso de tecnólogo é uma excelente opção para quem já concluiu um curso técnico.

O diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e aceito em concursos públicos?

Sim, o diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e aceito em diversos concursos púbicos, assim como os demais cursos de nível superior, além de possuir reconhecimento em todo o território nacional. Uma opção é o concurso público para professor de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

Com um diploma de tecnólogo, posso fazer uma pós-graduação?

Sim, com o diploma de tecnólogo você pode prosseguir os estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Quais são as áreas e setores da atuação de um tecnólogo?

O tecnólogo em automação industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. O profissional pode atuar em vários setores industriais, como petroquímico, alimentos e bebidas, papel e celulose, metalurgia, automobilístico e farmacêutico.

Já o tecnólogo em processos metalúrgicos utiliza os fenômenos envolvidos em processos como: siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas, tratamento térmico e superficial. Ele pode atuar em vários setores industriais como metalurgia, petroquímico, metal-mecânico e automobilístico.

Além de trabalhar em indústrias, o diploma de tecnólogo possibilita o ingresso em concurso público para professores de cursos profissionalizantes em toda a rede pública do país.

Qual é a diferença entre um profissional com diploma de bacharelado, de tecnólogo e de técnico?

É necessário diferenciar cursos de nível superior dos de nível técnico. O bacharelado e o tecnólogo são formações de nível superior, enquanto o técnico é uma formação de nível médio.

Por exemplo, na cadeia produtiva relacionada à engenharia, o técnico realiza atividades de execução e operação, conduzindo o trabalho técnico dentro de uma indústria. O tecnólogo fiscaliza obras, faz o controle de qualidade, elabora orçamento, realiza vistorias e perícias, dá parecer técnico, podendo também se dedicar ao ensino, pesquisa e experimentação. E o bacharel pode, além do que realiza o tecnólogo, dirigir obras, fazer estudos de viabilidade técnico-econômica, planejamento de projetos, entre outras atividades.

Quais são as vantagens de se contratar um tecnólogo?

O tecnólogo é um profissional de nível superior que, além de deter o conhecimento prático, é capacitado para analisar processos produtivos e propor aprimoramentos técnicos, bem como inovações tecnológicas. Isso significa que o tecnólogo é uma ótima solução para ocupar os cargos que estão entre os técnicos e engenheiros.

Como as empresas veem o tecnólogo?

As indústrias que contratam tecnólogos aprovam seu desempenho. Segundo pesquisa realizada em julho de 2013 pelo Sistema FIRJAN, 94,7% das indústrias demonstram satisfação em relação a esses profissionais*. Afinal, novas formas de organização e gestão exigem profissionais com domínio científico e prática tecnológica.

*Fonte: Pesquisa Mercado de Tecnólogo/Sistema FIRJAN.

Quais cursos a Faculdade SENAI Rio oferece?

Cursos de graduação tecnológica em automação industrial e processos metalúrgicos, além de cursos de pós-graduação e de extensão nas áreas de Petróleo & Gás e Biocombustível.

Os cursos de graduação tecnológica são realizados em três campi: Tijuca, onde são ministradas as aulas teóricas, Maracanã (Centro de Tecnologia Solda) e Benfica (Centro de Tecnologia Automação e Simulação), onde ocorrem as aulas práticas. As aulas ocorrem sempre no turno da noite, permitindo que os alunos trabalhem durante o dia.

Afinal, por que fazer a Faculdade SENAI?

O SENAI tem mais de 70 anos de experiência na formação de profissionais. Aqui, a prática anda junto com a teoria, por meio de aulas em oficinas e laboratórios de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria. Essa experiência e credibilidade fazem com que 91% das empresas prefiram contratar um tecnólogo formado pelo SENAI*.

*Fonte: Programa de Avaliação Externa do SENAI (DDE/GPE).

Quem quer atuar na indústria faz Faculdade SENAI Rio.
Faculdade SENAI Rio. A Faculdade da Indústria.


*Faculdade SENAI Rio é o novo nome, atualmente aguardando registro perante os órgãos competentes, da Faculdade SENAI de Tecnologia, credenciada pelo MEC pela Portaria nº 1.065, de 1º de novembro de 2013.
^
® 2014 - SENAI Rio - Todos os direitos reservados.
Banco de Talentos | SENAI Rio Separador Outros Serviços | Cursos do SENAI Rio Separador Atendimento Online | Cursos do SENAI Rio