Logo | Cursos SENAI Rio

Edições Anteriores

Até 2015, a Olimpíada do Conhecimento era composta por três etapas: Escolar, Estadual e Nacional. E os vencedores da Etapa Nacional se classificavam para duas competições internacionais – a WorldSkills Américas e a WorldSkills Internacional.

Na etapa Estadual de 2015, realizada de 29 de junho a 3 de julho, os melhores alunos de cada unidade competiram entre si para determinar os melhores talentos do estado, dentro das turmas de cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação industrial, em diferentes ocupações. Esta edição premiou 81 alunos e contou com a participação de todas as Unidades SENAI Rio, com as provas realizadas em 9 polos no estado. 

A seleção foi feita através de provas práticas, nas quais eles foram desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia de trabalho, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade exigidos pela indústria.

Veja a lista completa de premiados da Etapa Estadual 2015

Assista ao vídeo da etapa Estadual 2015:

Na Etapa Nacional, que acontecia de dois em dois anos, cada vez em uma cidade diferente do Brasil, a competição destacava os alunos com o melhor desempenho entre todos os estados, avaliando conhecimento técnico e execução.

A última edição da Olimpíada do Conhecimento nesse formato aconteceu em 2014, em Belo Horizonte (MG). Mais de 800 estudantes do todo o Brasil tiveram a oportunidade de mostrar seu talento em uma competição entre os melhores alunos do país de 58 profissões técnicas ligadas à indústria.

Com o lema “Vai dar samba em BH”, nada menos que 30 alunos do SENAI Rio representaram o Rio de Janeiro nessa edição. Eles levantaram a bandeira do SENAI Rio que, em oito edições, conquistou um total de 36 medalhas na competição. Em Belo Horizonte, nossos alunos olímpicos conquistaram quatro medalhas e onze certificados de excelência.

A WorldSkills Américas (WSA) é realizada a cada dois anos, reunindo jovens de instituições de educação profissionalizante de países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul. A última edição aconteceu em abril de 2014 em Bogotá, na Colômbia.

Já na WorldSkills Internacional, a maior competição de educação profissional do planeta, representantes de mais de 60 países disputam pelas medalhas de melhores do mundo ao simular os desafios do dia a dia das profissões.  Exemplo do padrão de qualidade de ensino do SENAI Rio, Leonardo Fonseca Rodrigues conquistou medalha de ouro na 43ª edição da competição, realizada de 12 e 15 de agosto de 2015, em São Paulo, na categoria joalheria. Com isso, o SENAI Rio pode afirmar que formou o melhor joalheiro do mundo.


SENAI. Ninguém forma para a indústria melhor do que a própria indústria.


^