Logo | Cursos SENAI Rio
 

Fase Pré-Acelera

SENAI FabLab RJ in PortugueseSENAI FabLab RJ in English

Além da fase “Integra”, o programa “Desafio SENAI + Indústria” conta com a fase “Pré-Acelera”. O objetivo é transformar projeto inovador em plano real de negócio, de forma que os projetos selecionados na fase “Integra” possam ter acesso ao mercado. Para isso acontecer, as equipes de alunos têm que aprimorar seus projetos com a ajuda de um monitor do SENAI e conquistar o tão desejado financiamento.

A pré-aceleradora é isto: uma etapa de montagem de plano de negócios para que, ao final do programa, todos os participantes tenham desenvolvido protótipos funcionais e validados, que serão apresentados a potenciais investidores do mercado.

Seleção

Serão considerados nesse piloto de pré-aceleração 34 projetos integradores com potencial de inovação. Após a avaliação, o SENAI fará a seleção de 20 projetos que considera mais promissores, provenientes de cinco unidades: Campos, Niterói, Friburgo, Resende e IST Automação e Simulação (Benfica). Os alunos responsáveis vão ficar dedicados nos espaços de pré-acelera (sala de coworking próxima aos SENAI FabLabs), dessas unidades durante três meses. É nesse período que eles vão repensar seus projetos, testar protótipos e fazer seus planos de negócios, sempre com o acompanhamento de um mentor.

Benefícios para os participantes

Então, se você se esforçou e foi selecionado para esta fase, o programa de pré-aceleração vai oferecer a você e a seus colegas as condições necessárias para tocarem o novo desafio:

  • Bolsa-auxílio
  • Espaço de Pré-acelera*
  • Livre acesso aos SENAI Fablabs* para testes e protótipos
  • Mentoria com instrutores e consultores

*Em dezembro serão inaugurados dois espaços SENAI Fablab (unidades de Campos e Friburgo), assim como os espaços de Pré-Acelera.

Com isso, fica viável buscar investimento privado e competir em editais de fomento, que são ótimas formas de você, aluno, vir a criar a própria empresa. É o SENAI formando a nova indústria do Rio!