Logo | Cursos SENAI Rio
 

Fase Integra

SENAI FabLab RJ in PortugueseSENAI FabLab RJ in English

“Integra” é uma das fases do “Desafio SENAI + Indústria”. Ela funciona assim: indústrias de todo o estado do Rio que quiserem participar do programa fazem o cadastro dos desafios que estão impactando o dia a dia do negócio. O gargalo pode estar afetando a produtividade, a competitividade ou algum outro fator. Apesar de cada inscrição permitir a indicação de apenas um desafio, uma empresa pode cadastrar quantos desafios desejar. Basta fazer um cadastro para cada.

Dentre os desafios cadastrados, alguns são escolhidos pelo SENAI para serem trabalhados pelos alunos de cursos técnicos que estejam a fim de encarar a missão. Os critérios de seleção são claros:
1 - O desafio proposto pela empresa não deve ser genérico, mas retratar um problema específico no contexto setorial regional que, preferencialmente, se aplique a um conjunto de empresas;
2 - O desafio proposto pela empresa não deve sugerir qualquer solução específica, mas permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;
3 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema às áreas dos cursos ofertados na região;
4 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos da região.
Desafios elegíveis na seleção inicial poderão compor uma lista de projetos a serem desenvolvidos em próxima etapa da Fase Integra, em função de capacidade de desenvolvimento na região. Mas todas as empresas cujos desafios não forem selecionados receberão um feedback do SENAI.
O que acontece depois é simples: os alunos do SENAI vão pegar os desafios selecionados, juntar criatividade e conhecimento e pensar em projetos para atender as necessidades reais da indústria. Fazendo isso, os alunos se preparam para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, têm a chance de mostrar suas habilidades para os empresários envolvidos. Que tal?

Depois dessa fase, digamos “criativa”, os projetos apresentados são avaliados e selecionados para a exposição. Eles então são expostos nas unidades SENAI espalhadas pelo estado do Rio e, melhor ainda, os projetos com potencial de inovação podem ser selecionados para a fase Pré-Acelera.

Então, em resumo, a fase Integra compreende os seguintes passos:

  • Cadastro do desafio
  • Seleção dos desafios
  • Desenvolvimento dos projetos
  • Avaliação dos projetos e seleção
  • Exposição

         

Dúvidas frequentes (FAQ):

 

É preciso pagar para participar do Desafio SENAI?

Não, a participação das empresas é gratuita e voluntária.

 

A quem caberá a propriedade intelectual dos projetos criados?

Aos alunos que desenvolverem os projetos e ao SENAI Rio.

 

Posso cadastrar um desafio genérico?

Não, ele deve ser específico no contexto setorial regional.

 

Ao cadastrar o desafio, posso sugerir uma solução?

Não, pois limitaria a busca de soluções incrementais ou mais inovadoras.

 

O desafio pode se referir a qualquer área ou nível de competência?

Não, ele deve estar alinhado ao nível das competências técnicas e aos cursos ofertados na região.