Logo | Cursos SENAI Rio
Cursos Gratuitos SENAI Rio

Cursos Gratuitos SENAI Rio

A oferta de cursos gratuitos do SENAI Rio é preferencialmente destinada para funcionários da indústria e seus dependentes, pessoas indicadas pelas indústrias e/ou pelos sindicatos filiados à FIRJAN, considerando ainda a condição de baixa renda e os pré-requisitos exigidos por cada curso.

Ao todo, serão disponibilizadas 19.341 vagas ao longo do ano, distribuídas por 39 unidades do SENAI localizadas em 20 municípios do estado do Rio.

Os cursos são oferecidos por meio de dois programas, voltados para sindicatos e empresas:

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO SETORIAL SENAI


Os cursos do novo Programa de Qualificação Setorial SENAI 2016 são voltados para alunos indicados por sindicatos da indústria do estado do Rio, respondendo a novas demandas e necessidades dos setores industriais com uma oferta de cursos diversificada, voltados para a melhoria da qualificação profissional.

Como funciona

Os alunos são obrigatoriamente indicados pelos Sindicatos filiados à FIRJAN e a oferta de vagas é separada em três modalidades de cursos para diferentes públicos:

Cursos Técnicos - Vagas avulsas em cursos programados:

  • Para trabalhadores das pequenas ou médias empresas associadas ou seus dependentes, desde que sejam indicados pelos sindicatos.
  • Requisito legal do 2º ano do Ensino Médio.
  • Autodeclaração de baixa renda.

Aperfeiçoamento - Vagas avulsas em cursos programados e turmas fechadas:

  • Para trabalhadores das pequenas ou médias empresas associadas à FIRJAN, desde que sejam indicados pelos sindicatos.
  • Requisito de escolaridade e específicos do curso.

Qualificação - Vagas avulsas em cursos programados e turmas fechadas:

  • Para o público em geral, desde que sejam indicados pelos sindicatos.
  • Requisito de escolaridade do curso.
  • Autodeclaração de baixa renda.

Se você é funcionário da indústria, procure o RH da sua empresa e informe-se como participar.

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI


Os cursos de aprendizagem industrial são voltados para jovens entre 14 e 24 anos, contratados como cotistas pelas empresas, por um contrato de até 2 anos ou assim que o jovem completar 24 anos. Pela Lei do Aprendiz, toda empresa brasileira de médio e grande porte precisa ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.

Dessa forma, as empresas contribuem para o aumento da qualificação profissional entre jovens, além de permitir a eles a experiência do primeiro emprego.

Como funciona

Os alunos são indicados pelas próprias empresas ou participam de seleção a partir de editais específicos de algumas unidades do SENAI.

Clique aqui e conheça toda a oferta de cursos de aprendizagem industrial por unidade SENAI Rio.