Logo | Cursos SENAI Rio


Curso:

Extensão - Metodologia do Processo de Comissionamento de Instalações



Conheça melhor este curso:

O curso proporcionará ao participante conhecimento multidisciplinar dos conceitos e técnicas aplicados ao Processo de Comissionamento de Instalações Industriais, apresentando a metodologia do processo e as ferramentas utilizadas para a execução das atividades de Comissionamento. Considerando os aspectos gerenciais, técnicos e de segurança de processo, de forma clara e objetiva, será permitido ao aluno o domínio do conhecimento teórico e das melhores práticas aplicadas a projetos industriais.




Pré-requisitos:

Cursando ou ter concluído Curso Técnico ou de Graduação em uma das seguintes áreas: Engenharia Mecânica, Naval, Elétrica, de Produção, de Petróleo e Gás, Civil, Metalúrgica, Aeronáutica, Eletrônica, Arquiteto e Tecnólogo em áreas afins.




Conteúdo:

Introdução ao Comissionamento: Conceitos do processo; Principais definições.

Metodologia de Comissionamento: Etapas do Processo; Condições de Operabilidade; Gestão de Pendências.

Preservação de Equipamentos: Programação e Controle das Atividades; Medição dos Serviços de Preservação.

Condicionamento: TAF - Teste de Aceitação de Fábrica; Inspeção de Recebimento; Inspeção de Completação; Mecânica; Testes de Certificação; CCM - Certificação de Completação Mecânica de Subsistemas.

Pré-Operação & Partida de Sistemas Operacionais: Testes de Funcionamento; TAP - Teste de Avaliação de Performance; Testes de Confiabilidade, Teste de Desempenho da Instalação.

Transferência de Sistemas Operacionais e Instalações: TTAS - Termo de Transferência e Aceitação de Sistema; Provisório e Definitivo; Operação Assistida; TTI - Termo de Transferência de Instalação.




Carga horária:

32h